Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/20 às 19h25 - Atualizado em 7/11/20 às 19h32

Sejus encerra ação itinerante em Samambaia com recorde de atendimentos

COMPARTILHAR

 

Foto: Jhonatan Ribeiro/Sejus-DF

A população de Samambaia marcou presença na 5ª edição do programa Sua Vida Vale Muito Itinerante, que terminou neste sábado (7), com um recorde de atendimentos em comparação com os eventos anteriores. No total, foram prestados em três dias mais de 1.800 serviços de saúde e do Na Hora, nas tendas montadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) na Subadministração de Samambaia, na QS 431. Nesta edição também foi incluída uma programação especial para gestantes e crianças, atividades que fazem parte da Semana do Bebê.

 

Os números da ação em Samambaia são superiores aos registrados na Estrutural, Ceilândia, Sobradinho II e Itapoã, cidades que receberam o programa itinerante criado em agosto. Os cinco locais totalizam juntos mais de 3.800 atendimentos.

 

“Foi um prazer para todos nós atender os moradores de Samambaia!”, comemorou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “Conseguimos trazer para perto da comunidade atendimentos essenciais nesse período de pandemia, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais voluntários, além da emissão da primeira via da identidade e dos agendamentos do Na Hora”, acrescentou a secretária.

 

A próxima parada do programa já tem local e datas definidos. Será em Santa Maria, nos dias 19, 20 e 21 de novembro.

 

Semana do Bebê

 

O destaque desta edição foi a realização, no mesmo espaço do programa Sua Vida Vale Muito, das atividades presenciais da Semana do Bebê, ação promovida pela Sejus para orientar as famílias sobre os cuidados na primeira infância.

 

As crianças tiveram acesso a consultas gratuitas com pediatras. Além disso, as mães, pais e demais familiares receberam orientações sobre aleitamento materno, doação de leite, prevenção de acidentes domésticos e outros temas. A monitora de creche Francilene Gonçalves, de 27 anos, aproveitou o evento para conseguir atendimento para a sua pequena Rayla, de 11 meses. “Ela está resfriada. Como moro aqui pertinho, aproveitei para consultar com o pediatra e foi muito bom. Já saio daqui com a receita na mão para comprar os remédios dela”, afirmou.

 

Já Gabriela Matos, de 26 anos, foi até o local em busca das aulas de Shantala, um tipo de massagem para bebês. E saiu de lá craque para praticar com a sua filha Geovana de Oliveira, de seis meses. “Eu já tinha ouvido falar da shantala, mas não sabia fazer. Agora eu aprendi”, disse.

 

Além da massagem, Gabriela passou pelo Na Hora para fazer a identidade da bebê e da outra filha de oito anos. As atividades da Semana do Bebê também incluíram muita diversão para a criançada, com pintura de rosto, cama elástica, oficina de circo e contração de histórias.