Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/20 às 14h37 - Atualizado em 29/10/20 às 15h14

Sejus inaugura primeira Unidade Socioeducativa Feminina do DF

COMPARTILHAR

Créditos: Jhonatan Ribeiro – SEJUS/DF

 

Nesta quinta-feira (29), a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizou uma cerimônia de inauguração oficial da primeira Unidade de Internação Socioeducativa Feminina do Distrito Federal. O centro, localizado no Gama, tem capacidade para 52 meninas de 12 a 21 anos, e possui 4.264,20 metros quadrados (m²) de área construída. O espaço, que já está em funcionamento, oferece ações que estimulam a ressocialização, como oficinas de música, palestras, atividades educacionais, xadrez, yoga, filmes e debates.

 

“Quando eu vejo vocês, meninas, me dá mais força de reafirmar o meu compromisso com cada uma de vocês, que é o de torná-las cada vez mais empoderadas, capacitadas e fortalecidas para acreditar em seu potencial pessoal. Por isso, nós priorizamos o investimento na ressocialização por meio de oficinas, feiras de livros e atividades de cidadania. No que depender de nós, vocês terão um futuro brilhante”, discursou a secretária Marcela Passamani, durante o evento.

 

De acordo com a Secretaria, o complexo é composto por quatro alojamentos com 258,63 metros quadrados cada um. Além, de um módulo de escola, de 446,94 metros quadrados, enquanto oficina e sala multiuso ocupam uma área de 302,48 m².

 

As instalações também incluem um templo ecumênico, um ginásio, uma horta, espaço para geração de energia, prédio da administração, espaço para convívio, portaria, duas torres de segurança e local para visitas.

 

A inauguração do espaço ocorre durante as ações sociais do Outubro Rosa. Período em que as adolescentes do sistema socioeducativo recebem orientações sobre saúde da mulher e prevenção ao Câncer de Mama.

 

Durante o evento, a banda Toque Livre, formada por adolescentes da Unidade, marcaram a inauguração com uma apresentação instrumental, no ginásio da Unidade. Na sequência, a secretária Marcela Passamani se dirigiu à entrada principal para realizar o descerramento da placa.

 

Na ocasião, também estiveram presentes o Subsecretário de Atendimento Socioeducativo da Sejus, Demontiê Filho, e a diretora do complexo, Jaqueline Moraes Campos.