Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/07/24 às 14h47 - Atualizado em 8/07/24 às 14h47

Sejus irá realizar a 4ª Conferência Distrital dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Evento está previsto para março de 2025 e terá como tema Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

 

Aldenora Moraes, Ascom/Sejus

 

Nesta segunda (8), a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) publicou a Portaria nº 654/2024 que trata da realização da 4ª Conferência Distrital dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexuais, Assexuais e Outras (4ª CDDP LGBTQIA+). O evento, que terá como tema Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas  LGBTQIA+, será realizado nos dias 19 e 20 de março de 2025 no DF.

 

O evento será presidido pela Sejus-DF, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (Subdhir). A comissão organizadora será composta paritariamente por membros do poder público e da sociedade civil, designados por ato da Sejus, e deverá elaborar o regimento interno, bem como coordenar, supervisionar e promover a realização da Conferência.

 

O documento elencou como objetivos da 4a  Conferência Distrital dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+:

 

propor diretrizes para a criação e a implementação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação contra as pessoas LGBTQIA+ e à promoção dos direitos humanos e da cidadania das pessoas LGBTQIA+;

elaborar diretrizes para a criação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+ e

eleger os delegados e as delegadas para participarem da 4a  CDDP LGBTQIA+.

 

Projeto Empreendedor LGBT

 

O espaço Cidadania Criativa, localizado na Galeria dos Estados, nas passagens subterrâneas que conectam o Setor Comercial Sul (SCS) ao Setor Bancário Sul (SBS), administrado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), está promovendo o projeto Empreendedor LGBT até a próxima quarta-feira (10).

 

Com o objetivo de apoiar e dar visibilidade a empreendedores ligados à causa LGBTQIAP+, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, visitantes podem conferir os trabalhos e os produtos expostos no local. Neste ano, durante o período do projeto, dez empreendedores diferentes estão se revezando para exporem seus artigos.

 

A Subdhir é responsável pela iniciativa que visa promover ações que defendem os direitos humanos e a igualdade racial, entre outras causas.

Governo do Distrito Federal