Debates estimulam o diálogo com crianças e adolescentes a respeito do uso de drogas e substâncias químicas
Thaís Rohrer – Ascom-Sejus/DF
O I Fórum de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas une forças para o trabalho de promoção da saúde e preservação da vida de crianças e adolescentes. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) organizou o evento, nesta quarta-feira (13), no auditório da Adasa.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, frisa a importância do assunto. “As consequências da utilização dessas substâncias trazem malefícios para a vida do indivíduo. A curto ou a longo prazo, prejudicam o indivíduo no trânsito, no local de trabalho e no convívio familiar. A Sejus tem o papel de auxiliar nessa pauta da prevenção, que deve iniciar com crianças e adolescentes”, afirma a titular da pasta.
I Fórum de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas une forças para o trabalho de promoção da saúde e preservação da vida de crianças e adolescentes. I Foto: Jhonatan Vieira/Sejus
O Fórum inclui a temática do diálogo para prevenção ao uso de drogas e substâncias químicas. O evento foi organizado pela Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), da Sejus, e conta com apoio da Secretaria de Educação do DF para desenvolver ações conjuntas sobre o assunto para os estudantes da rede pública. A Subed é responsável pelo Programa Acolhe DF.
O secretário-executivo da Sejus, Jaime Santana, representou a secretária da Pasta na abertura do evento.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, também esteve no Fórum e frisou a relevância do tema de enfrentamento às drogas nas escolas. “Toda política pública tem que surgir também na escola. Se não trabalhamos esse tema com os estudantes, teremos sérios problemas no futuro. Essa discussão está no lugar certo e levaremos aos estudantes”, avalia.
A subsecretária de Enfrentamento as Drogas da Sejus, Gilce Sant’anna, também esteve presente. O subsecretário-executivo de Projetos e Ações Estratégicas da Sejus, Emílio de Sousa; o subsecretário de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão – Na Hora, Rodrigo Barbosa e a subsecretária de Apoio a Vítimas de Violência, Janandreia de Medeiros também marcaram presença no Fórum.
Representantes das 14 Coordenações Regionais de Ensino do também participaram da ação.
Dados
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2019 mostram que seis em cada 10 estudantes de escolas públicas e particulares haviam experimentado bebida alcoólica na pré-pandemia. O percentual de escolares entre 13 e 17 anos que já experimentaram bebida alcoólica é de 63,3%.
Entre as questões levantadas pela Pesquisa também estava o uso de bebidas alcoólicas pelos pais dos adolescentes. Mais da metade dos escolares de 13 a 17 anos (58,9%) respondeu que o pai, a mãe ou ambos consumiam esse tipo de produto.
Os médicos Nancilene Melo e Leonardo Moreira também levaram contribuições técnicas para formação dos profissionais que participaram do Fórum. Entre os destaques das palestras foram citados os danos causados pela nicotina (com cigarro comum e eletrônicos), que atinge especialmente o sistema cardiovascular das pessoas.
Acolhe DF
O Programa Acolhe DF, da Sejus-DF, tem como objetivo acolher todas as pessoas com casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas e seus familiares. Foi lançado em 2021, oferecendo à comunidade apoio psicossocial, com especialistas como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e agentes sociais.
Entre as ações constantes estão palestras e atividades de prevenção ao uso de drogas; atendimento psicossocial para dependentes químicos e seus familiares; encaminhamento do dependente químico para o tratamento mais adequado, podendo ser em uma das Comunidades Terapêuticas parceiras do órgão; busca ativa a pessoas em situação de rua dependentes química, e ainda, auxílio na reinserção social do adicto em recuperação, indicando cursos profissionalizantes, colaborando com a empregabilidade.
Para participar do programa Acolhe DF, o interessado deve entrar em contato pelos telefones: (61) 22441127 / 1132 ou whatsApp: (61) 983140639, e, se preferir, enviar e-mail para o endereço eletrônico do programa: acolhedf@sejus.df.gov.br