Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/08/19 às 11h43 - Atualizado em 8/08/19 às 11h45

Sejus participa de operação para queima de mais de uma tonelada de drogas

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio do Conselho de Política Sobre Drogas (Conen), participou na última quarta-feira (7/8) da operação para queima de mais de uma tonelada de drogas apreendidas pela Polícia Civil no Distrito Federal. Maconha, cocaína, crack, haxixe e drogas sintéticas foram levadas por policiais da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord/PCDF) até o Setor Industrial da cidade de Ceilândia onde foram incineradas em uma empresa de lixo especial.

 

A ação contou com a presença da presidente do Conen, Teodolina Martins Pereira, do representante da Cord/PCDF, delegado Omar Medeiros, e do Ministério Público, dentre outros.

 

Contra as drogas

 

A Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), nos primeiros 200 dias, promoveu várias ações de combate e prevenção às drogas. “A ideia é a integração de políticas públicas com outros órgãos e a formação de redes de proteção para facilitar a comunicação entre os diversos atores envolvidos com a temática”, destacou o subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Rodrigo Barbosa.

 

Nesse período foi lançado o programa “Drogas: Prevenção e Ação” para estimular as escolas a trabalharem o enfrentamento e a prevenção às drogas com alunos na faixa etária dos 12 a 17 anos.

 

Foram iniciados os protocolos de fiscalização junto às comunidades terapêuticas e realizada a primeira acolhida transgênero em comunidade terapêutica parceira da Sejus – Comunidade Criação de Deus.

 

Também foi realizada a Semana de Enfrentamento às Drogas com ações transversais, com destaque para blitz ostensiva e educativa em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e com o Museu das Drogas. Foi reativado o Comitê de Combate ao Crack e outras Drogas e promovidas apresentações nas escolas através do Projeto Ser Criança e do Projeto RAPensando. Nesse período foram acolhidos 320 dependentes químicos em estado de vulnerabilidade social.

 

O Conen

 

O Conselho de Políticas Sobre Drogas, órgão vinculado à Sejus, tem por objetivo prestar assessoramento na programação de articulação, integração e organização no Distrito Federal para realização de ações e programas de prevenção, tratamento e redução da demanda, dos danos e da oferta de drogas.