Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/19 às 17h22 - Atualizado em 5/12/19 às 18h02

Sejus recebe prêmio por cumprir 100% do índice de transparência ativa

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) recebeu o prêmio “Índice de Transparência Ativa” da Controladoria-Geral do DF, por ser um dos órgãos do Poder Executivo Distrital a atingir 100% de transparência com as informações que oferece à população no seu site institucional. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5/12), no Palácio do Buriti, no encerramento da V Semana de Integridade e Combate à Corrupção.

 

O índice foi criado em dezembro de 2015 para estimular a transparência pública e o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI). Em 2018, a Sejus ocupava a 83ª colocação, última do ranking entre os órgãos e entidades do DF no índice de transparência. O resultado faz parte do esforço da Secretaria, liderado pela Controladoria Setorial da Sejus, implantada neste ano, em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom) e demais setores da Sejus.

 

“O prêmio reforça o nosso compromisso com a divulgação das informações sobre as atividades desenvolvidas na Sejus para os cidadãos. Pretendemos avançar ainda nos instrumentos de controle social, atendendo as exigências da Lei de Acesso à Informação”, comentou o controlador-setorial da Sejus, Alisson Melo Rios.

 

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), vinculados à Sejus, também cumpriram, rigorosamente, todos os quesitos exigidos, e foram agraciados com o prêmio “Índice de Transparência Ativa”.

 

Transparência ativa

 

A LAI define essa transparência como a iniciativa a ser tomada por todos os órgãos da administração pública em disponibilizar, independentemente de solicitação, informações públicas a todo e qualquer cidadão. Para atingir a meta é necessário divulgar nos respectivos portais da internet informações de interesse coletivo. Entre elas estão desde as mais corriqueiras, como endereço e formas de contatos telefônico ou eletrônico, às de caráter institucional ou relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

 

Veja aqui o relatório.

 

Educação 

 

A Sejus também ganhou um prêmio de reconhecimento por apoiar o 1º Prêmio De Olho na Educação – Jovem – Edição 2019. Na cerimônia de premiação ocorrida na quarta-feira (4/11), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito federal (CLDF), a Sejus participou da entrega do prêmio na categoria Teens. A escola vencedora foi o CED 01 da Estrutural.

 

O objetivo do Projeto De Olho na Educação, realizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, é estimular a participação da comunidade escolar em ações cidadãs e de controle social, para melhorar os problemas encontrados e replicar boas práticas em outras escolas do DF.

 

Acesse as fotos do evento no FLICKR