20/02/20 às 17h25 - Atualizado em 20/02/20 às 17h25

Sejus reúne-se com lideranças indígenas para debater políticas para povos tradicionais

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) reuniu-se com lideranças do Conselho Indígena do Distrito Federal para debater temas como as leis e a educação escolar indígena, empreendedorismo indígena e apoio para comercialização dos produtos durante o carnaval. Esta última ação está sendo encaminhada em parceria com a Administração Regional do Plano Piloto.

O subsecretário de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, Juvenal Araújo, que participou da reunião, entende que os povos indígenas apenas desejam gerir suas vidas e proteger seu território. Ele destacou a importância de se estabelecer políticas públicas específicas para atender a comunidade indígena do DF, colocando a subsecretaria à disposição para o diálogo com o conselho e seus representantes.

Juvenal Araújo ressaltou ainda a importância de se promover a aproximação da população indígena do DF por meio do intercâmbio e a cooperação entre agentes envolvidos com as temáticas que abarcam os povos tradicionais. Participaram da reunião Osvaldo Junior Xucuru, Matheus Terena e Monica Pataxó.

A Sejus realizou recentemente o colóquio Encontro dos Sagrados, que fez referência também ao Dia Internacional dos Povos Indígenas.