Atividades da Unidade estimulam a arte com aulas de música, operação de câmera, edição de vídeo, entre outras ações
Thaís Rohrer – Ascom-Sejus/DF
| Fotos: Ingreth Adriano e Fernando Meira /Sejus-DF
Luz, câmera e ação já são expressões que passaram a fazer parte do dia a dia dos socioeducandos da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). Oficinas profissionalizantes nas áreas de artes cênicas e música foram inseridas no âmbito do sistema socioeducativo do DF. Essas atividades já começaram a produzir frutos, como é o caso da produção do curta-metragem Domingo.
O filme começou a ser gravado em julho de 2022, a partir do projeto UISM Audiovisual: cena na medida, idealizado pelos especialistas socioeducativos Ingreth Adriano e Fernando Meira da UISM. O curta foi selecionado para a inauguração do Espaço Cultural da Escola Superior do Ministério Público e para participar do evento TEDex “De volta para o futuro”.
“Esses projetos auxiliam os socioeducandos a desenvolver e ampliar habilidades socioemocionais. A educação e a cultura são fundamentais na reintegração social e as iniciativas apresentadas pelos servidores auxiliam os adolescentes nesse processo”, afirma Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF.
O curta-metragem Domingo foi desenvolvido por quatro jovens. Eles se revezaram entre roteiro, atuação, captação de imagens e edição. Todo o processo foi supervisionado pelos especialistas socioeducativos da UISM.
“O projeto busca proporcionar aos socioeducandos acautelados na unidade, experiências artísticas e culturais que possibilitem o protagonismo juvenil e a profissionalização no campo das artes cênicas, da música e do audiovisual. Com a oficina audiovisual os jovens entram em contato com fotografia, escrita de roteiro, direção geral, teatro, musicalização, operação de câmera e edição de vídeo. Ao concluir a parte teórica, os jovens participantes do projeto são convidados a colocar em prática os conhecimentos adquiridos”, conta Ingreth Adriano.
O subsecretário da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo da Sejus-DF, Daniel Fernandes, destaca a importância de ações dessa natureza e como elas têm gerado impacto positivo na vida dos socioeducados. “A realização de projetos como o UISM Audiovisual: cena na medida contribuem para uma ressignificação do espaço da unidade de internação para os adolescentes envolvidos no projeto, a qual funciona também como um ambiente de novas perspectivas e abertura de horizontes, proporcionando o acesso a novos conhecimentos, a um maior contato com formas de fazer arte e cultura e a novos espaços”, afirma.
A ideia
“Domingo” começou com um projeto de escrita poética. Ao longo do cumprimento da medida socioeducativa, os jovens utilizam a escrita como forma de expressão. Eles escrevem cartas para os familiares e isso acaba se tornando uma forma de expor os sentimentos e desejos. A partir dos textos escritos, surgiu a ideia de criação de cenas com a temática. Veja o texto que motivou a criação do curta:
“Acordei de novo
Sempre essa mesma rotina
De vez em quando eu oro e penso na minha filha
De como vai lá na quebrada e como tá minha família
Aí a lágrima escorre e desce pela vista
Hoje é domingão né
Dia de visita
Acaba minha tristeza e vem a alegria
Porque vou ver meu pai e receber notícias
Ele já pergunta
“Filho, vai mudar de vida?
Sua filha pergunta de você todos os dias”
Aí fico pensando que do outro lado do mundo
Alguém está chorando
Já imagino a dor e o tormento que estão passando
Gritos e vozes
Ecoam em minha mente
De estar atrás das grades
Taxado de delinquente
Deito em minha cama
E fico pensando
Como vai ser daqui pra frente?
Mas eu vou mudar
Já estou ciente
A melhor mudança
É a que vem de dentro da gente“
Outras ações da Unidade
Socieducandos que estão na Unidade de Internação de Santa Maria também participam de outras ações de integração e crescimento social como a cobertura fotográfica/audiovisual do I Festival de Cultura e Lazer do Sistema Socioeducativo, torneio de futsal, Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), festa junina, cantata de natal, além de outros eventos organizados na unidade.
A Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis) da Sejus é a responsável pela gestão e execução das medidas socioeducativas e apoia as ações desenvolvidas nas unidades de internação do DF.