Notícia Aberta
6ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão começa nesta quinta, em Brazlândia
COMPARTILHAR
População poderá contar, até sábado (17), com serviços públicos, cultura e diversão, totalmente gratuitos. Evento agora conta com estande de saúde animal
Da Redação – Ascom-Sejus/DF
A sexta edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão acontecerá em Brazlândia. Serão três dias de evento, quinta e sexta-feira (15 e 16), de 9h às 16h, e sábado (17), de 9h às 12h. A população contará com atendimento de vários órgãos públicos e participará de ações de cultura e diversão, totalmente gratuitos.
O objetivo do programa é desenvolver ações itinerantes nas diversas regiões administrativas do Distrito Federal, voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida. A Sejus irá montar uma estrutura na Vila São José, Quadra 36, ao lado do Restaurante Comunitário.
Na última edição, ocorrida em Samambaia, no início de junho, uma novidade foi inserida no programa GDF Mais Perto do Cidadão. Um estande de saúde animal ofereceu aplicação de vacina antirrábica, consultas e avaliações para os pets. A proposta foi acolhida pelos participantes que foram ao evento com seus ‘animaizinhos’, e Brazlândia também contará com o serviço.
O total de atendimentos das cinco primeiras edições do programa – Riacho Fundo II, Ceilândia, Planaltina e Samambaia – é de cerca de 19 mil atendimentos. A previsão é que Brazlândia contabilize mais 5 mil ao número geral.
A secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, afirma que o programa GDF Mais Perto do Cidadão tem a proposta de democratizar atendimentos à população, e levar – cada vez mais – cidadania para todos. “A Sejus sempre busca ampliar e diversificar os serviços a cada nova edição. Cuidar da saúde animal é mais uma novidade do programa, e a Secretaria entende que o serviço traz qualidade de vida para as cidades, que contarão com os pets de cada uma delas também assistidos”, afirma a titular da pasta.
O decreto que institui o GDF Mais Perto do Cidadão foi publicado, no Diário Oficial do Distrito Federal, em 8 de fevereiro deste ano. O Programa tem como fundamentos a inclusão social, dignidade da pessoa humana, bem-estar social, eficiência dos serviços públicos e acessibilidade.
Serviços sexta edição do programa
Os participantes vão contar com atendimentos do Na Hora, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), pasta do GDF organizadora do programa GDF Mais Perto do Cidadão. Também estarão nesta 6ª edição, serviços da Caesb, Codhab, Detran, Neoenergia, INSS, entre outros. Além desses serviços, atividades culturais e de lazer para adultos e crianças, atendimento psicológico e assistência social, e ainda serviços de beleza serão oferecidos à população.
Edições anteriores
A primeira edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão ocorreu no Riacho Fundo II. Ao todo, mais de 3 mil pessoas foram atendidas durante dois dias de evento, 10 e 11 de abril.
No caso da segunda edição, em Ceilândia, os serviços foram prestados aos cidadãos nos dias 31 de março e 1ª de abril, e contabilizou cerca de 2,5 mil atendimentos.
Já a terceira edição ocorreu em Planaltina, de 27 a 29 de abril. Cerca de 6 mil pessoas foram atendidas pelo programa do governo. A quarta edição aconteceu em Sobradinho dos dias 11 a 13 de maio e realizou 4 mil atendimentos.
A quinta edição do GDF Mais Perto do Cidadão foi em Samambaia, no início de junho, e contou com 3,5 mil pessoas.