19/05/2025 às 20h27 - Atualizado em 20/05/2025 às 17h17

Carreta do Na Hora nas Cidades atende mais de 300 pessoas no Recanto das Emas

COMPARTILHAR

Por Fernanda Mourão, Ascom/Sejus

Na última semana, moradores da região administrativa tiveram acesso gratuito a atendimentos de vários órgãos do GDF. Desde seu lançamento, em fevereiro de 2022, a unidade móvel já realizou mais de 40 mil atendimentos

O que para alguns poderia ser apenas uma carreta estacionada na quadra 406 do Recanto das Emas, representou para muitas famílias, entre os dias 14 e 17 de maio, o acesso facilitado à cidadania e a chance de resolver problemas do dia a dia. Durante os três dias, mais de 300 pessoas buscaram a Carreta do Na Hora nas Cidades para obter documentos, orientações e benefícios sociais.

 

Foto: Divulgação Sejus/Ascom

 

Vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), a Unidade Móvel do Na Hora concentrou em um único espaço serviços de órgãos como o BRB, Caesb, Codhab, Detran, Neoenergia, Procon, Receita Federal, entre outros. Desde que começou a operar em fevereiro de 2022, a unidade móvel já realizou mais de 40 mil atendimentos, beneficiando especialmente as regiões mais vulneráveis do DF.

Luiz Junior Alves da Silva, 35 anos, é uma dessas pessoas que aproveitou a passagem da carreta para mudar a própria rotina. “É muito importante para a população. Resolvi em um único lugar várias situações. Vim renovar meu cadastro do CadÚnico para acessar o benefício Prato Cheio e tirei dúvidas na Defensoria Pública”, conta ele, aliviado com as pendências enfim resolvidas sem precisar partir para uma maratona de ônibus e filas.

 

Foto: Divulgação Ascom/Sejus

 

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressalta que levar o serviço público até as pessoas é, antes de tudo, um compromisso com a dignidade da população. “A Carreta do Na Hora tem sido um instrumento essencial de transformação social. Estamos comprometidos com a descentralização dos atendimentos e em garantir que os serviços alcancem quem mais precisa, com dignidade, agilidade e respeito à população”, afirma ela.

 

Foto: Divulgalção Ascom/Sejus