29/11/2023 às 17h36 - Atualizado em 02/04/2025 às 17h46

Casamento Comunitário chegando

COMPARTILHAR

Ensaio geral para cerimônia tem emoção e expectativa para celebração

 

Thaís Rohrer – Ascom Sejus/DF

 

O grande dia do Casamento Comunitário está chegando e, para que o momento seja perfeito, os casais participaram do ensaio da cerimônia, nesta quarta-feira (29), no Museu da República. O projeto é iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Seus-DF) e vai contemplar 50 casais que desejam realizar o sonho de oficializar o matrimônio.

 

“O grande dia está chegando. É uma honra para a Sejus participar desse momento tão especial na vida dos casais. São muitos sonhos que estão prestes a se tornarem realidade, e isso vai acontecer por meio do Casamento Comunitário”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

 

A cerimônia está marcada para o dia 3/12, em um dos cartões-postais de Brasília, o Pontão do Lago. Essa já é a 8ª edição do Casamento Comunitário, que de 2020 até 2022, realizou sete edições e beneficiou 264 casais.

 

Olinda e Idelfonso animadados para o dia do SIM| Fotos: Jhonatan Vieira – Ascom -Sejus/DF

Olinda Floresena e Idelfonso Caetano tem 53 anos de união religiosa e querem oficializar a relação com casamento no civil. “Estamos tão animados. Será uma emoção para nós”, conta Olinda. “O casamento no civil vai ser mais um passo da nossa relação que tem muito amor, respeito e companheirismo”, avalia Ideofonso. Do fruto desse relacionamento já são 10 filhos e mais de 48 netos.

 

Isla Cunha e Anésio Faria também estarão no grande dia. “Estamos com ótima expectativa. Está tudo tão organizado. Será um grande momento”, avalia Isla. O casal tem 45 anos juntos e três filhos.

 

Os detalhes do processo estão no Edital n° 09, publicado no Diário Oficial do DF.

 

Isla e Anésio se preparam para cerimônia no Pontão

A cerimônia do Casamento Comunitário será transmitida, ao vivo, a partir de 17h30, pelo Instagram @sejus_df e no YouTube da Sejus.

 

Trajetória do SIM

Neste ano, o Casamento Comunitário do Distrito Federal de 2023 inclui cinco etapas: inscrição; análise das documentações; divulgação do resultado; participação no encontro preparatório e cerimônia de casamento.

 

Os interessados puderam apresentar a documentação necessária para inscrição na seleção em outubro e novembro. Os requisitos estavam no Edital, tais como: residir no DF; ser hipossuficiente; apresentar toda documentação prevista no edital; ter idade mínima de 18 anos e não ter impedimento legal para casar-se, nos termos do artigo 1.521 do Código Civil.

 

Os casais foram selecionados por ordem cronológica de inscrição.  Em novembro, seguiram as demais fases.