09/10/2023 às 10h44 - Atualizado em 09/10/2023 às 12h13

Divulgado resultado para integrar Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial

COMPARTILHAR

Escolhidos representantes da sociedade civil para 10 vagas no Codipir

 

Da Redação – Ascom-Sejus/DF

 

O resultado do processo de votação das entidades da sociedade civil selecionadas para composição do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir) – biênio 2023-2025 -, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), foi divulgado nesta segunda-feira (9/10), no Diário Oficial do DF, na Resolução nº 04.

 

Ao todo, foram preenchidas 10 vagas de entidades da sociedade civil. O Conselho tem atuação na defesa e em promoção da igualdade racial, em defesa dos direitos da população negra e demais grupos étnicos raciais não hegemônicos e suas manifestações religiosas, culturais e sociais.

 

A habilitação das organizações inscritas foi realizada mediante a análise dos documentos de inscrição indicados no edital de abertura, que foram entregues diretamente na sede do Codipir. O processo de seleção foi composto por cinco etapas: inscrição; julgamento; habilitação; votação e proclamação final.

 

As organizações da sociedade civil do DF interessadas em participar do processo de seleção tiveram de preencher alguns requisitos, como pertencerem a entidades, instituições, organizações não governamentais e terem, no mínimo, três anos de existência. Elas também deveriam ter atuação referente ao objetivo do Codipir.

 

Na etapa de votação as entidades habilitadas expressaram seu voto em formulário próprio e em urna lacrada, conforme dispõe o regimento interno do Codipir.

 

Mais informações a respeito das ações do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial podem ser consultadas no regimento interno, disponível na Resolução nº 1.