27/12/2023 às 09h53 - Atualizado em 27/12/2023 às 09h53

Esporte e cultura em Gincana das Cores do Sistema Socioeducativo

COMPARTILHAR

Ações lúdicas com adolescentes visam fortalecimento da cidadania e ressocialização

 

Da Redação, Ascom/Sejus

 

O fim do ano teve mais uma ação especial para os socioeducandos com a realização da Gincana das Cores. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) para desenvolver aspectos ligados à cultura e ao esporte com os adolescentes. A grande campeã foi a equipe da Unidade de Semiliberdade de Taguatinga 2, e as ações ocorreram no Ginásio do Cruzeiro durante o mês de dezembro.

 

Gincana contribuiu para desenvolvimento da cidadania entre os socioeducandos | Foto: Divulgação

 

“As atividades realizadas por meio do projeto incentivam a ludicidade, espontaneidade e autonomia. Além disso, há o trabalho para conscientização dos adolescentes acerca de valores, direitos, deveres durante a realização de práticas coletivas”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

 

Há o trabalho para conscientização dos adolescentes acerca de valores, direitos, deveres durante a realização de práticas coletivas

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

 

A Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis), da Sejus, é a organizadora da ação. Foram formados seis times, compostos de adolescentes e servidores das Gerências de Semiliberdade e das Gerências de Atendimento em Meio Aberto.

 

A Gincana teve jogos e atividades que resgatavam brincadeiras da infância e estimulavam o espírito de equipe. Os times ganhavam pontuações diferentes de acordo com seu desempenho em cada atividade proposta. O vencedor foi o time que acumulou o maior número de pontos.

 

A ideia da Gincana das Cores é atuar com esse público a respeito de temáticas previstas no eixo esporte, cultura e lazer preconizado pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).