04/09/2025 às 19h11 - Atualizado em 04/09/2025 às 19h11

GDF Mais Perto do Cidadão chega ao Riacho Fundo II com 500 inscrições para castração de cães e gatos

COMPARTILHAR

Por Thiago Vilarins, Ascom/Sejus

Programa da Secretaria de Justiça e Cidadania será realizado nesta sexta (5), das 9h às 16h, e sábado (6), das 9h às 12h, no Quadradão Cultural da 1ª Etapa QN 10, com serviços de cidadania, saúde, cultura e ações sociais gratuitas

A 59ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), chega ao Riacho Fundo II com uma novidade que promete movimentar a comunidade: a inscrição para castração gratuita de animais. Um trailer especial da Secretaria de Proteção aos Animal (Sepan) estará disponível para atender os tutores interessados na sexta-feira (5), das 9h às 16h, e no sábado (6), das 9h às 12h, no Quadradão Cultural – 1ª Etapa QN 10.

Na sexta-feira, serão disponibilizadas 300 vagas, sendo 110 para cadelas, 100 para cachorros, 50 para gatas e 40 para gatos. Já no sábado (6), serão abertas 200 inscrições, distribuídas em 70 para cadelas, 50 para cachorros, 50 para gatas e 30 para gatos. Os procedimentos cirúrgicos ocorrerão nos dias seguintes, em local indicado após a inscrição.

 

Foto: Jhonatan Vieira, Ascom/Sejus


Além disso, a edição também contará com um espaço de vacinação de pets, reforçando os cuidados com a saúde animal e ampliando o bem-estar dos bichinhos da comunidade.

Serviços, cidadania, cultura e autoestima

O programa reúne, em um só espaço, serviços gratuitos de cidadania, assistência, capacitação e cuidado com a população, além de atividades culturais, oficinas e ações de valorização da autoestima e da convivência comunitária. Durante os dois dias, o público poderá usufruir dos tradicionais serviços de beleza, como cortes de cabelo e maquiagem, oferecidos por profissionais voluntárias como forma de promover o autocuidado e a valorização da autoestima feminina.

A cultura local também terá destaque. Na sexta-feira (5), das 10h às 11h, será realizada mais uma edição da Batalha de Rimas, reunindo dezenas de jovens da região. A atividade, que já faz parte da agenda fixa do programa, se consolidou como ferramenta de escuta, prevenção ao uso de drogas e fortalecimento da juventude periférica.

Nos dois dias, o público também poderá aproveitar shows de artistas locais de axé e sertanejo, além de apresentações do Teatro do Detran, com foco na educação de trânsito, entre outras atrações culturais.

Casamento Comunitário com inscrições abertas

Durante o evento, estarão abertas as inscrições para a 3ª e 4ª edições do Casamento Comunitário 2025, marcada para 14 de setembro e 7 de dezembro, respectivamente. Casais interessados poderão se cadastrar gratuitamente em um espaço exclusivo, preparado para recebê-los com conforto, atendimento individualizado, maquete do bolo e até mostruário de vestidos de noiva.

A iniciativa busca fortalecer vínculos afetivos e garantir o direito à formalização da união de forma gratuita e cidadã. Nesta edição, o tema e decoração serão inspirados na Primavera do Amor.

 

Foto: Jhonatan Vieira, Ascom/Sejus


Brechó Solidário e ações para mães e famílias

Na sexta-feira (5), será realizado o curso Nasce uma Estrela, voltado a gestantes e mães de recém-nascidos. A capacitação reúne doulas, técnicas de enfermagem e bombeiros militares, que abordam temas como amamentação, recuperação pós-parto e primeiros socorros com bebês. Já são mais de 1.800 mulheres impactadas pelo projeto no DF, e a expectativa é atender 100 novas participantes nesta edição. As inscrições podem ser feitas no local ou pelas redes sociais da Sejus.

No sábado (6), das 9h às 12h, acontece mais uma edição do Brechó Solidário, ação da campanha permanente Compartilha Amor, que distribui gratuitamente roupas, calçados e acessórios arrecadados ao longo do ano. Cada participante pode escolher até cinco peças, unindo solidariedade, consumo consciente e inclusão.

Durante os dois dias, o público também contará com os serviços essenciais do Na Hora, atendimentos da Polícia Civil, além dos estandes do Direito Delas e do Acolhe DF, espaço infantil, oficinas e diversas outras ações públicas e sociais gratuitas.

 

Foto: Jhonatan Vieira, Ascom/Sejus