19/05/2023 às 12h55 - Atualizado em 19/05/2023 às 12h55

“Os Atabaques Não se Calam” no Recanto das Emas

COMPARTILHAR

 

Oficinas de percussão gratuitas para jovens e crianças com apoio da Sejus

 

Da Redação – Ascom-Sejus/DF

 

Mais um apoio à cultura com as oficinas de percussão “Os Atabaques Não se Calam”, uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e o Instituto Palco Cultura. As aulas ocorrerão de 20 de maio até 08 de julho, sempre aos sábados, na Estação Cidadania do Recanto das Emas, das 16h às 20h.

 

As aulas são gratuitas e tem como público-alvo os jovens a partir dos 14 anos. Crianças também podem participar, desde que acompanhada dos pais ou responsáveis. As oficinas “Os Atabaques Não se Calam”, por meio da noção de ritmo e da consciência corporal, trabalham a valorização da cultura afro-brasileira.

 

A Estação Cidadania do Recanto das Emas  – localizada na  Quadra 113, área especial 1  – é administrada pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, da Sejus-DF.

 

  • Veja aqui a divulgação do “Os Atabaques Não se Calam”

 

Valores culturais

 

As oficinas são uma oportunidade de buscar no contexto da ancestralidade, a própria identidade cultural, que constitui a diversidade da cultura brasileira. Também é um momento para relembrar os povos escravizados, mas que lutaram por sua existência, tendo as expressões artísticas uma das formas de sobrevivência cultural e social.

 

O resgate dos valores culturais é conduzido pelos mestres Pai Leandro de Jagum, Ogã Rafael Maculelê e Ogã Vini de Ogum, que farão um trabalho de conhecimento da história africana. O objetivo é reconhecer as influências e relações étnico-raciais na formação da história brasileira, para a partir desse contexto, promoverem a iniciação musical e motora por meio do ritmo e da percussão.