25/01/2024 às 14h24 - Atualizado em 23/02/2025 às 19h34

Primeira parada de 2024 do GDF Mais Perto do Cidadão será no Recanto das Emas

COMPARTILHAR

18ª edição do programa ocorrerá sexta (26) e sábado (27) com a proposta de informar sobre a importância do combate à dengue

 

Willian Matos, Ascom/Sejus

 

Evento ocorre nesta sexta-feira (26), das 9h às 16h, e no sábado (27), das 9h às 12h, no Recanto das Emas | Fotos: Jhonatan Vieira, Ascom/Sejus

 

O programa GDF Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), chega à sua 18ª edição, a primeira de 2024. O Recanto das Emas será a região administrativa contemplada. O evento ocorre nesta sexta-feira (26), das 9h às 16h, e no sábado (27), das 9h às 12h, no CEU das Artes, localizado na Quadra 113, Área Especial 1, Lote 9, próximo à Unidade Básica de Saúde nº 1.

 

Durante os dois dias, a população terá acesso a serviços do Na Hora, Procon, Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), Direito Delas e Acolhe DF, todos da Sejus. Também serão ofertados atendimentos para emissão de 1ª e 2ª vias do RG; corte de cabelo feminino e masculino; ações educativas de trânsito; vacinação contra Covid-19, Influenza e HPV; testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B e C; aferição de pressão arterial e glicêmica; vacinação antirrábica; orientação jurídica e psicossocial; dentre outros.

 

Órgãos como Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet), Secretaria da Mulher (SMDF), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e Neoenergia também terão equipes no local prestando atendimento à população. A programação reserva ainda apresentações culturais e atividades de lazer para adultos e crianças.

 

Combate à dengue

 

18ª edição do programa dá destaque à luta contra o Aedes aegypti segundo secretária Marcela Passamani

 

Precisamos unir esforços para retomar os bons índices de prevenção e combate à dengue. Por isso, esta edição do GDF Mais Perto do Cidadão dá destaque à luta contra o Aedes aegypti

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

 

A 18ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão tem destaque especial para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Após passar 2023 como a unidade da Federação com o menor número de casos, a capital federal registrou, neste mês, um aumento de 435% nas ocorrências em relação ao ano passado.

 

“Precisamos unir esforços para retomar os bons índices de prevenção e combate à dengue. Por isso, esta edição do GDF Mais Perto do Cidadão dá destaque à luta contra o Aedes aegypti”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “As ações previstas para esta sexta e sábado, como a testagem rápida, o acolhimento de pessoas com sintomas e o repasse de informações sobre o combate auxiliarão a população do Recanto das Emas”, completa.

 

Mais de 120 mil atendimentos

 

Promovendo dignidade da pessoa humana, bem-estar social, eficiência dos serviços públicos e acessibilidade à população do DF desde 8 de fevereiro de 2023, quando foi instituído por meio do Decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão já passou por 15 regiões administrativas e atendeu cerca de 120 mil pessoas.

 

Periodicamente, a Sejus reúne equipes com membros de diversos órgãos do DF e visita uma região administrativa para, durante dois ou três dias, atender a população daquele local. Será a segunda vez que o programa passa pelo Recanto das Emas. As outras cidades contempladas foram Ceilândia (duas vezes), Planaltina (duas vezes), Riacho Fundo II, Sobradinho I, Sobradinho II, Samambaia, Brazlândia, Itapoã, São Sebastião, Santa Maria, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Sol Nascente, Paranoá e Água Quente.

 

18º GDF Mais Perto do Cidadão

 

img-responsiva Sexta e sábado, 26 e 27 de janeiro

img-responsiva Sexta, das 9h às 17h; Sábado, das 9h às 12h

img-responsiva CEU das Artes (Quadra 113, Área Especial 1, Lote 9, próximo à Unidade Básica de Saúde nº 1 – Recanto das Emas)