Notícia Aberta
Programa Viver 60+ oferece aulas de bicicleta e cuidados com a saúde para pessoas idosas no Eixão do Lazer neste domingo
COMPARTILHAR
Por Thiago Vilarins, Ascom/Sejus
Ação "Movimente-se: Viver 60+", da Secretaria de Justiça e Cidadania celebra o Dia Nacional do Ciclista neste domingo (17), com programação gratuita voltada especialmente para pessoas idosas, incluindo serviços de saúde, atividades recreativas e teste inédito de risco de infarto e AVC com tratamento gratuito
Neste domingo (17), a partir das 9h30, o Eixão do Lazer, na altura das quadras 107/108 Sul, será palco da 3ª edição do Movimente-se: Viver 60+, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). O evento é gratuito, aberto a todas as idades, e integra o programa Viver 60+, com atividades que incentivam o envelhecimento ativo, saudável e participativo.
Nesta edição, o encontro celebra também o Dia Nacional do Ciclista, em parceria com as ONGs Rodas da Paz e Bike Anjo. O espaço exclusivo das entidades vai oferecer aulas para quem quer aprender a pedalar, empréstimo de bicicletas, orientações de segurança, distribuição de brindes e atividades interativas. No local, também será possível doar bicicletas para a campanha que reforma e entrega os equipamentos a quem precisa.
Uma das atrações especiais será a exibição do curta-metragem Lulu Vai de Bike, dirigido por Luiza Davison, filha do biólogo e ciclista Pedro Davison, que morreu aos 25 anos após ser atingido por um motorista bêbado enquanto pedalava em Brasília. A obra reforça a visão de “Pedrinho” de que a bicicleta é “liberdade e futuro”.
Para Raphael Dorneles, coordenador-geral da Rodas da Paz, a iniciativa é um passo importante para a mobilidade inclusiva. “A bicicleta é uma atividade física que pode ser levada até altas idades, ainda mais com os recursos das bikes elétricas. Queremos uma cidade segura para todos, e garantir que pessoas idosas possam pedalar significa criar um trânsito melhor para mulheres, crianças e toda a população”, afirmou.
Exame inédito e tratamento gratuito
Além das atividades sobre ciclismo, a programação do evento inclui aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, alongamento, dança, shows e lanche. Uma das novidades na área da saúde será o teste rápido para avaliar risco de infarto e AVC. Os participantes que apresentarem risco serão acompanhados pelo Laboratório Sabin, que oferecerá tratamento gratuito. Também estão previstas atrações como dança charme, apresentação artística do grupo cigano Deusas da Lua e show de Nilberto dos Teclados.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforça que o objetivo é cuidar de forma integral da população idosa. “O Distrito Federal está envelhecendo rapidamente, e nosso compromisso é garantir que esse público viva com dignidade, saúde, respeito e oportunidades para se manter ativo e integrado à comunidade”, destacou.
Sobre o Programa Viver 60+
Instituído como programa de governo pelo Decreto nº 47.275/2025, o Viver 60+ é uma iniciativa da Sejus que atende hoje mais de 7 mil pessoas idosas em 34 polos espalhados pelo DF. As atividades incluem oficinas gratuitas de dança, yoga, ginástica, inclusão digital, rodas de conversa, atendimentos de saúde e ações educativas.
O Movimente-se: Viver 60+ integra essa proposta e já reuniu mais de 3 mil pessoas em suas duas primeiras edições. A primeira ocorreu em junho de 2024, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com cerca de mil participantes. A segunda, em junho deste ano, levou mais de 2 mil pessoas ao Eixão do Lazer Norte. Para esta 3ª edição, a expectativa é reunir mais de duas mil pessoas, reafirmando o compromisso do programa com um envelhecimento digno, ativo e participativo.