Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/19 às 14h08 - Atualizado em 5/07/21 às 16h06

Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas

COMPARTILHAR

Apresentação:

A SUBED é uma Subsecretaria da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal que tem o objetivo discutir temas como uso, abuso e consumo de drogas, trabalhando para dar apoio às vítimas, em especial aos jovens usuários de drogas e seus familiares, promovendo eventos, seminários, palestras e realizando atendimento. Compete desenvolver, executar, acompanhar e implementar políticas sobre drogas com ênfase nos eixos de prevenção, tratamento e reinserção social, no âmbito do Distrito Federal.

 

Atualmente, a Secretaria de Justiça tem como parceiras 12 (doze) Comunidades Terapêuticas, as quais tratam os acolhidos que se submetem ao tratamento voluntário em regime de residência. Para verificação do Plano de Trabalho das Comunidades, a legislação vigente contempla que haja executores para o acompanhamento e fiscalização da parceria. Hoje todos os executores se encontram lotados na Subsecretaria de Enfretamento às Drogas, o que possibilita uma maior interação entre as Comunidades.

 

Estrutura organizacional:

 

Subsecretário: Juvenal Araújo Junior
Telefones: 2104-4294 / 4293
Assessora Especial: Isabela Franca Ornelas

 

Assessora Técnica: Cleyla Silva

E-mail: cleyla.oliveira@sejus.df.gov.br

 

Coordenação de Prevenção, Acolhimento, Monitoramento e Reinserção Social:responsável por coordenar ações, projetos e programas referentes à prevenção ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, capacitar os atores sociais que trabalham diretamente com a temática da dependência química e multiplicar informações de prevenção, com base nas Políticas sobre Drogas.
Coordenador: Wilibrando Araújo
 
Diretoria de Prevenção: responsável por gerenciar e participar da elaboração e da articulação das ações, projetos e programas referentes à prevenção ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas. Analisar as informações repassadas pelo Observatório, para definir o foco de atuação.
Diretora: Paula Ribeiro e Oliveira
 
Diretoria de Acolhimento e Monitoramento: responsável por dirigir, promover e executar ações, projetos e programas referentes ao tratamento de adictos em razão do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, com base nas Políticas Nacional e Distrital sobre drogas.
Diretora: Teodolina Martins Pereira
 
Diretoria de Reinserção Social: responsável por dirigir, promover e executar ações, projetos e programas referentes à Reinserção Social e Econômica, capacitar os agentes que trabalham diretamente com a temática de Reinserção Social e Econômica do adicto em recuperação, com base nas Políticas Nacional e Distrital sobre drogas.
Diretora: Marcela Mara

 

SUBED EM AÇÃO!

 

Programa: Drogas: Prevenção e Ação (em escolas, espaços laborais, no esporte, nas ruas, nas lideranças religiosas e comunitárias, na arte e na música).

 

Campanhas Educativas: Covid-19 e Alimentação Saudável; Covid-19 e Bebidas Alcoólicas; Covid-19 e Narguilé; Covid-19 e Cigarro; Dia Mundial de Combate ao Câncer – 08 de abril; Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo (O consumo excessivo de álcool pode causar dependência química, uma doença progressiva e incurável. Previna-se!) – 18 de fevereiro; Carnaval Na Moral (Prevenção sobre o uso abusivo de Drogas lícitas e ilícitas, como também, os cuidados em relação a toda forma de violência verbal, moral e física ocasionadas pelos excessos no uso dessas drogas durante a festividade do Carnaval) – Feriado de Carnaval; Dia Mundial sem Tabaco (Escolha a Saúde. Escolha a Vida.) – 31 de maio; Dia Nacional de Combate e Enfrentamento às Drogas (Prevenção é a melhor escolha) – 26 de junho; Dia Nacional da Saúde (Quem decide não usar drogas escolhe a saúde) – 5 de agosto; Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua (Por uma vida sem Drogas) – 19 de agosto; Mês da Criança (Campanha do aviãozinho e Campanha de Prevenção e Cuidados) – outubro.

 

Convênios: “Ame, mas não sofra!”

                     “Reconstruindo”

 

Projetos: “Quem escolhe seu caminho é você”

                   “Jiu Jitsu nas Escolas”

                   “Plano de Superação da População em situação de rua e dependentes químicos”

 

Visita: Visita técnica e acompanhamento dos termos de colaboração junto às CTs, parceiras da SEJUS.

 

Pesquisa: Pesquisa socioeconômica que traça o perfil dos acolhidos em CTs, parceiras da SEJUS

Enquete:  de monitoramento e sensibilização

 

Realização: Seminários, Rodas de Conversa e Orientações diversas

 

Endereço: SAIN Estação Rodoferroviária de Brasília, S/N, CEP: 70631-900

Horário de funcionamento:  8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Contato: 2104-4294 /4293