21/10/20 às 18h28 - Atualizado em 9/02/23 às 16h56

Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial – CODIPIR

Com a sanção  da Lei  Lei nº 6.789, de 14 de janeiro de 2021, publicado no Diário Oficial nº 10, de 15 de janeiro de 2021, restou criado o Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial – CODIPIR; órgão colegiado de caráter consultivo e fiscalizador das ações governamentais, integrado, paritariamente, por representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada.

O colegiado é vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do (SEJUS) e tem por objetivo combater o racismo, a discriminação racial e assegurar os direitos da população negra, dos indígenas e povos tradicionais, além de fiscalizar a execução das ações destinadas à estes.

O Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial compõe-se de 22 (vinte e dois) membros, entre representantes do poder público e da sociedade civil.

Presidente: Diego Moreno de Assis e Santos

Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial – CODIPIR

Os integrantes governamentais foram indicados pelas pastas responsáveis pelas áreas de Direitos Humanos, Igualdade Racial, Criança e Adolescente, Cultura e Economia Criativa, Esporte, Juventude, Educação, Saúde, Habitação, Mulheres e Segurança Pública.

A representação da sociedade civil foi definida por meio de processo seletivo, que convocou entidades, instituições, organizações não governamentais (ONGs), associações e outras que tenham atuação em prol da igualdade racial.

São elas: Associação de Mulheres pela Equidade (AME), Movimento Negro Unificado (MNU/DF), Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (ANNEB), Coletivo Yaa Asantewaa, Tinha Que Ser Preto Oficial, Fraternidade Universalista da Divina Luz Crística (FULDC), Conselho Regional de Serviço Social, Íléásé omi Iayó, Ilê Axê oyá Bagan, Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) e Associação Maria de Nazaré.

E-mail: codipir@sejus.df.gov.br

Endereço: SAAN, Quadra 01, lote C, 3° andar