Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/20 às 9h56 - Atualizado em 2/09/21 às 8h27

Conselho dos Direitos do Idoso

COMPARTILHAR

 

 

(PROCESSO FINALIZADO)

 

5ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa

“Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”

 

Será realizada pelo Conselho dos Direitos do Idoso, na próxima sexta-feira (18)

A conferência discutirá propostas para enfrentamento das dificuldades vivenciadas no atendimento à pessoa idosa, em entidades governamentais e não governamentais

O Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal-CDI/DF, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, comunica a realização da 5ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizado no dia 18 de junho, por videoconferência, e abordará como tema: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

A Conferência foi convocada e aprovada em reunião firmada neste mês de junho, por meio da Resolução nº 162/2021. O Tema central será abordado em quatro eixos temáticos, que tratam dos principais temas que regem os direitos da pessoa idosa.

A 4º Conferência foi realizada há 5 anos, em 2016. Houve a tentativa de realizá-la novamente em 2020, pouco antes do início da pandemia do novo coronavírus no distrito Federal. Para evitar a possibilidade de contaminação a idosos e assegurar proteção de todos, a Sejus decidiu cancelar o evento. Este ano, a conferência será realizada por videoconferência, para que a sociedade civil possa participar desse ambiente de criação de políticas públicas da forma mais segura, em suas casas.

A conferência visa discutir propostas para enfrentamento das dificuldades vivenciadas no atendimento à pessoa idosa, em entidades governamentais e não governamentais, além de buscar estratégias conjuntas para a garantia dos seus direitos. As propostas de políticas públicas aprovadas farão parte de um relatório para compor as diretrizes relativas à temática.

O CDI/DF é um órgão de caráter paritário, consultivo e deliberativo, que tem entre os seus objetivos prioritários conscientizar a sociedade acerca dos direitos da pessoa idosa e fortalecer o processo democrático por meio do seu protagonismo.

“A Conferência é um instrumento de suma importância para que o governo do Distrito Federal saiba como avaliar a atual política de ações e atendimento ao idoso e então propor ações que fomentem políticas públicas para a garantia de direitos dos nossos idosos”, frisou a Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Para Mauro Moreira de Oliveira, Presidente do Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal – CDI/DF o fato de ser de forma virtual, não retira a importância do evento. “A importância dessa conferência, ainda que seja de forma virtual, em função da pandemia, servirá para oportunizar a sociedade a apresentar propostas de políticas públicas, voltadas às pessoas idosas do Distrito Federal, que serão debatidas, priorizadas e levadas para à Conferência Nacional, através de delegados, representantes do Conselho do Idoso do DF. Ressalva-se que se trata de um importante exercício de cidadania, que prioriza a participação da sociedade civil”.
Mauro Moreira de Oliveira Freitas

 

1.Ficha de Inscrição (PROCESSO FINALIZADO)

2.Programação

3.Regimento Interno

4.Resolução

5.Relatório Final

 

 

 

 

 

1. Legislação Base

2. Conheça alguns dos seus Direitos

3. Decretos
4. Editais
5. Leis Distritais

6. Leis Federais

7. Leis Complementares

8. Leis Ordinárias

9. Portarias

10. Resoluções

 

Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (CDI/DF)

Endereço: SAAN – Estação Rodoferroviária – Ala Central-Térreo- Brasília/DF

CEP: 70.631-900 

E-mail: cdi@sejus.df.gov.br 

Telefone: (61) 2104-4231

Horário de Funcionamento: 9h às 13h e das 14h às 18h.