Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/06/20 às 9h26 - Atualizado em 12/03/24 às 15h07

Serviços para o idoso

 

PROJETO VIVER 60+

  1. O que é:

Programa voltado para realização de atividade física funcional e aulas de dança para pessoas com mais de 60 anos em turmas de até 40 alunos.

  1. Quem pode solicitar:

Pessoas acima de 60 anos.

  1. Órgãos ou entidades responsáveis pela prestação do serviço e sua fiscalização:
    Execução direta pela Diretoria de Programas de Integração Social vinculada à Subsecretaria de Políticas para Idosos/SEJUS-DF.
  2. Requisitos: Realização da inscrição no período previamente divulgado e ser contemplado conforme a disponibilidade de vagas.
  1. Custo:

Atendimento gratuito para a comunidade.

  1. Formas de prestação do serviço:

Aulas de Atividade Física Funcional e Aulas de Dança direcionadas a pessoas idosas.

  1. Locais e formas de acesso ao serviço:
  2. Aulas de Atividade Física Funcional:
Região Administrativa Endereço Horário de Funcionamento
Água Quente Centro Educacional Myriam Ervilha, localizado
na DF 280, KM 14 Rural – Condomínio
Residencial Salomão Elias A/E – Setor
Habitacional Água Quente
Segundas e Quartas-feiras das 17h às 18h
Sol Nascente Comunidade Divina periferia, localizada na
Avenida P1 lote 35
Terças e quintas-feiras das 07h30min às
8h30min
Recanto das Emas Instituto Eva Quadra 203 Conjunto 11 lote 22
Recanto das Emas/DF
Segunda e quartas-feiras das 7h30min às
08h 30 min
Estrutural Instituto Social Renascer: Quadra 04 Conj. 16
Lote 09 – Setor Norte – Cidade Estrutural -DF
Terças e quintas-feiras 10h às 11h

 

  1. Aulas de Dança Terapia:
Região Administrativa Endereço Horário de Funcionamento
Riacho Fundo 2 Igreja medalha milagrosa localizada na QN
11 Cj 3 1/6;
Segunda e Quintasfeiras das 07h às 08h;
Recanto das Emas Centro de Convivência do Idoso na Quadra
206 Conjunto 9, s/n
Segunda e Quintafeira das 08h30 às
9h30
Recanto das Emas Estacionamento na QD 203 AV BURITI
LOTE 01
Terça e Sextas-feiras das 7h às 8h
Recanto das Emas Quadra de esportes na Quadra 203 Conjunto
11 lote 22.
Quinta-feira das 7h às 8h;
Samambaia Corpo de Bombeiros na quadra 201, Conj 2,
Lote 1, Área Especial, Samambaia Norte;
Terça e Sexta-feira das 7h às 8h;
Samambaia Sub- Administração na Quadra 302 conjunto
13 Lote 05 ;
Quarta-feira das 8h30min às 9h30 min;
Samambaia Realizada no Parque três meninas na QR 611; Quarta-feira das 16h às 17h;
Santa Maria Corpo de Bombeiros na Quadra 118, Área
Especial S/Nº;
Terça-Feira das 8h30min às 9h30min;
Gama Corpo de Bombeiros na Quadra 02, Área
Especial S/Nº, Setor Norte;
Terça- Feira das 10h às 11h
Taguatinga Associação dos Idoso na CNL 01, lote A, A/E
CECON Mozart Parada, Taguatinga Norte;
Terça- Feira das 16h às 17h
Ceilândia Centro de Saúde nº 6 na EQNP 10 14 LOTES
E F G H – S/N.
Quarta-Feira das 7h às 8h.
  1. Formas de comunicação com os interessados e mecanismos de consulta sobre o andamento do serviço:
    As orientações pertinentes aos serviços ofertados pelo programa Viver 60 + são de responsabilidade da Diretoria de Programas e Integração Social, que pode ser contactada pelos seguintes números: 2244-1294 / 2244-1295.
  1. Prioridades de atendimento: Ordem de inscrição.
  2. Procedimentos para atender, receber e responder as sugestões e reclamações:
    Ouvidoria, por meio da internet no endereço eletrônico www.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

PROJETO “XÔ, BENGALA”

  1. O que é:

Projeto voltado para atividade física funcional e inclusão digital utilizando movimentos orgânicos do dia a dia realizado por um aplicativo que redireciona para vídeos com aulas de treinos físicos. Faz-se necessário o preenchimento do relatório de anamnese pelo participante para que o aplicativo possa direcionar os treinos adequados. Ademais, conta com o serviço de chat para socialização entre os participantes, bem como um botão antipânico com a função de redirecionar para o 193 (Bombeiros) em qualquer situação em que a pessoa idosa perceba estar vivenciando riscos e deseje notificar.

  1. Órgãos e entidades responsáveis pela prestação do serviço e sua fiscalização:
    Execução indireta via Emenda Parlamentar pela Subsecretaria de Políticas para Idosos com a prestação de serviço realizada pela instituição Avante Brasil, Eventos, Capacitação e Treinamento.
  2. Requisitos: Para participar, o cidadão deve acessar o site: app.xobengala.com.br/ e, em seguida, preencher a inscrição e a anamnese para ter liberados os vídeos com os exercícios e demais serviços disponíveis, ou também realizar a inscrição pelo canal do youtube: Projeto Xô Bengala.
  3. Custos: Disponibilizado de forma gratuita.
    Forma de prestação do serviço: O serviço será prestado com a disponibilização de aplicativo e pela WEB vídeos de treinos, chat de interação e relatório de acompanhamento da evolução do usuário.
  4. Locais e formas de acessar o serviço: Canal no Youtube, aplicativo publicado na Google Play.
  5. Horário de atendimento: Online e disponível a qualquer momento do dia.
  6. Endereço para acessar o serviço: site: app.xobengala.com.br/
  7. Formas de comunicação com os interessados e mecanismo de consultas: Em caso de orientação sobre o andamento dos serviços apresentados o cidadão deve buscar orientação junto a instituição Avante Brasil, Eventos, Capacitação e Treinamentos pelos seguintes meios de comunicação chat ou pelo número: (61) 99435-1002 das 8h às 12h e das 13h e 30min às 18h.
  8. Procedimentos para atender, receber e responder as sugestões e reclamações (Ouvidoria):
    As orientações e procedimentos pertinentes a sugestões e reclamações quanto ao programa Xô Bengala podem ser direcionadas para a Subsecretaria de Políticas para Idoso pelos seguintes números: 22441294 / 22441295.

CONSELHO DOS DIREITOS DO IDOSO DO DISTRITO FEDERAL (CDI-DF)

  1. O que é:

O CDI-DF tem como finalidade elaborar as diretrizes para a formulação e implementação da Política Distrital do Idoso, bem como acompanhar, fiscalizar, participar da coordenação, supervisionar, avaliar e deliberar sobre as políticas e ações voltadas para o idoso no Distrito Federal, em consonância com a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Especificamente o Conselho coopera com os órgãos governamentais e não-governamentais na elaboração e execução de ações e programas de interesse do idoso, especialmente nas áreas da justiça, da saúde, educação, cultura, trabalho, assistência social e habitação. Além disso o Conselho dos Direitos do Idoso é responsável pelo acompanhamento e fiscalização na criação, instalação e manutenção das instituições de atendimento ao idoso no Distrito Federal.
Outras finalidades do CDI-DF estão definidas no Regimento Interno, publicado por meio da RESOLUÇÃO Nº 16, DE 29 DE MARÇO DE 2012.

  1. Destinatários:
    População do Distrito Federal.
  2. Órgãos ou entidades responsáveis pela prestação do serviço e sua fiscalização:
    Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (CDI-DF).
  3. Requisitos: Qualquer interessado poderá acionar o Conselho dos Direitos do Idoso, em casos de dúvidas, informações e denúncias relacionadas ao Idoso e seus familiares, bem como instituições que prestam serviços a este público.
  4. Documentos e Informações necessárias para acessar o serviço:
    Encaminhar ao Conselho as informações necessárias para que o Colegiado possa investigar as violações dos direitos da Pessoa Idosa no âmbito do Distrito Federal.
  5. Custos do serviço: Sem custo.
  6. Forma de prestação dos serviços:
     Presencial: SAAN – Estação Rodoferroviária – Ala Central-Térreo – Brasília/ DF
     Telefone fixo: (61) 2244-1233 / (61) 2244-1234
     E-mail: cdi@sejus.df.gov.br
     Site da www.sejus.df.gov.br, no menu acessar “Conselhos” em seguida “Conselho dos direitos do Idoso (CDI)” OU https://www.sejus.df.gov.br/21660-2/
  7. Etapas para processamento do serviço e respectivos prazos de execução (se
    houver necessidade de apuração, informar os prazos): Em se tratando de denúncias relacionadas as instituições, serão recebidas pela Secretaria Executiva do CDI-DF por telefone, e-mail ou presencialmente, e serão encaminhadas para o Conselho que realizará os procedimentos pertinentes. Nos casos relacionados a pessoa física, a denúncia poderá ser efetuada através do Disque 100.
  8. Horário de atendimento:
    Horário de 9:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00h.
  9. Endereço do local:
    Estação Rodoferroviária SAIN, Asa Norte, Brasília – DF, 70631-970 (próximo ao Shopping
    Popular do Cruzeiro-DF)
  10. Formas de comunicação com os interessados e mecanismo de consultas dos
    interessados sobre o andamento do serviço solicitado:
    Telefone fixo: (61) 2244-1233 / (61) 2244-1234
    E-mail: cdi@sejus.df.gov.br
  11. Prioridades de atendimento:
    Por demanda.
  12. Procedimentos alternativos para atendimento quando o sistema informatizado
    estiver indisponível:
    Presencial e por Telefone.
  13. Procedimentos para atender, receber e responder as sugestões e reclamações:
     E-mail: cdi@sejus.df.gov.br
     Ouvidoria, por meio da internet no endereço eletrônico www.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.
     Telefone: (61) 2244-1233 / (61) 2244-1234
     Disque 100
  14. Relação atualizada das normas e regulamentações do serviço:
    Resolução nº 16, de 29 de março de 2012.( Regimento Interno do Conselho do Conselho dos Direitos do Idoso).

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