PROGRAMA ACOLHE DF
Atua nas diversas frentes do enfrentamento às drogas, tais como a prevenção, acolhimento/tratamento e reinserção social. Conta com uma equipe multiprofissional para atender a pessoas que necessitam de tratamento e suas famílias.
O programa dispõe de:
As Comunidades Terapêuticas – CT representam um entre diversos modelos de acolhimento, tratamento e atenção as pessoas que fazem o uso e abuso de drogas. São residências coletivas temporárias, onde ingressam pessoas que decidiram voluntariamente fazer o tratamento para o abuso no uso de drogas.A Secretaria de Justiça oferece a vaga e faz o encaminhamento para o tratamento da dependência química nas Comunidades Terapêuticas parceiras.
Subsecretaria de Enfrentamento as Drogas – SUBED.
Relatório com encaminhamento médico que pode ser feito pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) ou por direcionamento das redes de saúde pública ou privada.
Presencialmente – para realizar o pedido na Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas. Na comunidade em forma de internação – regime de residência.
Presencialmente: Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas – SUBED Antiga Estação Rodoferroviária – Ala Norte, sala 06 e 07.Por telefone: Telefones: (61) 2104-4216Internet: E-mail: subed@sejus.df.gov.br
Todas as Comunidades Terapêuticas parceiras da Secretaria de Justiça têm seus serviços prestados fiscalizados por meio de visitas presenciais para garantir o cumprimento do plano de trabalho apresentado por cada comunidade.
PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS
Na forma do art. 18 c/c art. 19, ambos da Lei n. 11.343/06, constituem atividades de prevenção do uso indevido de drogas aquelas direcionadas para a redução dos fatores de vulnerabilidade e risco e para a promoção e o fortalecimento dos fatores de proteção. Assim, o serviço visa assegurar:
REINSERÇÃO SOCIAL/PROFISSIONAL DOS RESIDENTES DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS
Na forma do art. 21, da Lei n. 11.343/06, constituem atividades de reinserção social do usuário ou do dependente de drogas e respectivos familiares, aquelas direcionadas para sua integração ou reintegração em redes sociais.
Assim, o serviço visa assegurar: